sábado, abril 04, 2020

ORTODONTIA: O terceiro molar e o apinhamento dentário


Ainfluência dos terceiros molares no apinhamento mandibular tardio é um tema bastante controverso que tem sido questionado há mais de um século.

Inicialmente, pensava-se que estes dentes eram a principal e única causa do apinhamento no sector antero-inferior.

Actualmente, tem-se vindo a desmistificar esta crença e outras teorias são propostas, de forma a perceber qual a verdadeira razão deste problema que se torna bastante visível no final da adolescência, mesmo em dentes que inicialmente se encontravam alinhados.

Veja também: Entenda a importância do uso do aparelho móvel depois do tratamento ortodôntico


Na verdade, não existe uma relação de causa efeito, mas sim uma combinação de factores que, ao actuarem em simultâneo ou em diferentes estágios do desenvolvimento, podem contribuir para o apinhamento mandibular tardio.

A sua etiologia é portanto multifactorial, contribuindo cada factor de forma diferente, nos diversos indivíduos.O principal objectivo deste trabalho é analisar a controvérsia existente em relação ao terceiro molar e a sua influência no apinhamento tardio do sector antero-inferior, bem como explicar algumas das causas desta instabilidade dentária.

LEIA ARTIGO COMPLETO PDF


° Fonte : jada.ada.org
° Autores : Dra. Viviana de Morais Fernandes e Marques Godinho; José Pedro Ribeiro Leocádio Novais de Carvalho; Dr. José Barros
° Imagen : Oimod