sábado, julio 06, 2019

PIERCING LINGUAL : Complicações nos tecidos periodontais


Dados históricos revelam que o piercing colocado em qualquer região do corpo já era conhecido por sociedades mais antigas como uma manifestação religiosa e cultural.

Na atualidade, tem-se verificado que a arte do corpo vem se popularizando entre os adolescentes e adultos jovens, mostrando que o uso de piercing é uma forma de expressar sua personalidade, mostrando-se diferente de seus pares.

Dentre as várias localizações na cavidade bucal, destaca-se: nos freios lingual e labial, nos lábios, lábios e língua, e somente na língua, sendo esta última uma das mais prevalentes.

Veja também: O que é BRUXISMO e oque isso pode causar?

Os trabalhos indexados na literatura afirmam que o uso do piercing lingual ocasiona uma série de transtornos na cavidade bucal, tais como: trauma nos tecidos moles, dor, sensibilidade dentinária, edema, trincas, lascas e fissuras no esmalte dentário, fratura nos dentes, fratura de cúspide, abrasão, dificuldade de falar e deglutir, aumento salivar, infecção e sangramento em torno do piercing, alterações nos tecidos periodontais.

LER O ARTIGO COMPLETO AQUI


Fonte: http://revodonto.bvsalud.org
Autores : Estela Santos Gusmão / Renata Cimões / Renata de Souza Coelho Soares / Bruna de Carvalho Farias