martes, septiembre 25, 2018

MEDICINA ORAL : Repigmentação da melanina


A odontologia tem avançado em relação ao desenvolvimento estético por meio de novas técnicas e materiais inovadores, e, particularizando, a periodontia também não foge à regra nessa inovação tecnológica e científica.

Nesses termos, as cirurgias estéticas periodontais representam altos percentuais de execução na clínica, lembrando, no entanto, que, na maioria das vezes, o profissional procura, primeiro, a funcionalidade do órgão comprometido, somado ao mínimo de dano, a fim de buscar ou preservar a estética.

O tecido gengival apresenta diversas colorações em diferentes áreas e pessoas, considerando como a cor "rosa pálido" o padrão de normalidade clínica.

Veja também: MEDICINA ORAL: Lipoma intraoral: relato de caso

A melanina presente na gengiva não representa uma patologia; é tão somente uma característica fisiológica de certas etnias, também denominada de melanose racial.

Embora essa pigmentação da gengiva seja fisiológica e não apresente qualquer problema de saúde, as pessoas em geral não gostam da presença de pontos ou faixas pigmentadas, deixando a cor escura mais evidenciada.

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


°Fonte : Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial
° Autores : Estela Santos Gusmão / Renata Cimões / Renata de Souza Coelho Soares / Bruna Carvalho de Farias