sábado, diciembre 14, 2019

ORTODONTIA: Higienização do Aparelho Ortodôntico


Todo paciente que usa aparelho deve saber que ao ajudar o seu ortodontista, mais rapidamente terminará a correção dos dentes.

Além de ter que colaborar com o uso de aparelhos extra-orais e elásticos intra-orais, precisa ter cuidado com a higiene.

A instalação do aparelho ortodôntico fixo e a presença de braquetes (peças coladas nos dentes), bandas (anéis cimentados nos dentes), fios e demais acessórios fazem com que aumentem as áreas que retêm os alimentos, provocando, assim, um maior acúmulo de placa bacteriana.

A falta de higiene bucal faz com que ela se torne espessa e de difícil remoção. Aumentando o risco de cáries e doença periodontal.

Existem no mercado escovas dentais próprias para a higiene do aparelho fixo, com pequenos tufos, com cerdas recortadas em forma de “v” para facilitar na limpeza dos braquetes e as com duas fileiras de cerdas.

Veja também: Consequências da perda de um dente

A vida útil das escovas dentais dos pacientes ortodônticos é menor. Portanto, ela deve ser substituída sempre que necessário.

A escovação horizontal (vai-e-vem) deve ser evitada: ela machuca a gengiva e provoca erosão (cavidades) nos dentes.

Os movimentos com a escova no sentido da gengiva para os dentes, como se estivesse “varrendo” e, ao mesmo tempo, massageando a gengiva, ajuda a remover a placa bacteriana e a manter a gengiva saudável.


Fuente / Imagen: Youtube/Lucciana Pimentta Ortodontia e Ortopedia Facial