viernes, enero 10, 2020

PERIODONTIA: O que é gengivite?


Gengivite é uma inflamação da gengiva que se caracteriza por sangramento gengival que pode ser observado durante a escovação, quando passamos fio dental ou palito.

A gengiva também pode ficar com inchaço ou descolada do dente. A cor pode modificar de rosa para um tom mais avermelhado. Não apresenta dor. Muitas vezes o mau hálito ou gosto ruim na boca podem ser observados. Não se esqueça: gengiva saudável não sangra!!!

O que causa a gengivite?
A gengivite é provocada pela presença de um biofilme de bactérias que coloniza a junção entre o dente e gengiva acima da margem ou supragengival. Esse biofilme tradicionalmente é chamado de placa bacteriana. O biofilme bacteriano é uma película, branco-amarelada e pegajosa que se forma independente da alimentação. A partir de dentes limpos em poucas horas já existe uma colonização de bactérias e em 24 horas há uma quantidade de biofilme capaz de provocar uma reação inflamatória pela liberação de substâncias que agem como irritantes para a gengiva. Portanto, não esqueçamos que a placa bacteriana não está relacionada com a alimentação!!! Mesmo se não comemos nada, a placa bacteriana se forma sobre os dentes.

Veja também: Video: O Que Causa a Recessão Gengival?

Como prevenir gengivite?
A melhor forma de prevenir gengivite é manter uma rigorosa remoção diária do biofilme (placa bacteriana). Essa remoção envolve o uso de escova dental, fio dental ou escova para limpeza entre os dentes e um dentifrício com flúor (pasta de dente). Caso tenha dúvida de qual a melhor forma para limpar os dentes procure o seu dentista. Ele é o responsável por ensinar como realizar da melhor forma a remoção da placa. Lembre, também: crianças não conseguem fazer remoção de placa sozinhos. Até que adquiram habilidade, os pais ou responsáveis devem fazer a higiene bucal da criança. Isso não acontece antes dos 6-8 anos de idade.

Como tratar gengivite?
O tratamento da gengivite envolve a remoção de tártaro ou cálculo da superfície do dente, além de um polimento de forma a deixar a superfície o mais lisa possível para facilitar a remoção diária do biofilme bacteriano. Uma vez que o dente esteja liso e livre do biofilme, a manutenção desse padrão de limpeza por um período de 10 a 20 dias vai permitir que a gengiva cicatrize. A cicatrização é observada quando não houver mais sangramento da margem gengival. O monitoramento da saúde da gengiva pode ser feito por você, observando se há ou não sangramento.

Fuente: Sanifill