domingo, diciembre 22, 2019

Diabetes e odontologia: entenda essa relação


A Diabetes Mellitus (DM) consiste em um grupo de doenças metabólicas caracterizadas, principalmente, pelo aumento excessivo da quantidade de glicose no sangue (hiperglicemia), fato que geralmente ocorre por conta da deficiência na produção de insulina pelo organismo, ou presença em menor quantidade de receptores de glicose nas células do corpo.

Os pacientes diabéticos apresentam as manifestações clínicas e a sintomatologia bucal de acordo com o estágio clínico da doença, que depende do tipo de alteração hiperglicêmica, do controle do tratamento e do tempo decorrido do descobrimento da doença.

E para melhorar sua qualidade de vida é necessário que o profissional de saúde saiba diagnosticar, prescrever e cuidar, eliminando os riscos de complicações.

A diabetes se caracteriza pelo descontrole da concentração de glicose na corrente sanguínea por deficiência de insulina ou pela dificuldade de absorção da mesma pelas células.

sangramento-nas-gengivas-diabetes


Odescontrole da quantidade de glicose no sangue facilita o aparecimento e a progressão de alguns problemas bucais como a Hipossalivação, as infecções e a doença periodontal.



Youtube/Raquel Hussne