lunes, abril 16, 2018

EMERGÊNCIA : Manejo de Trauma Dentoalveolar: Relato de Caso


Os traumatismos dentários são situações de urgência odontológica, que necessitam de um atendimento rápido, porém minucioso.

Na maioria das vezes, é necessário o acompanhamento do paciente por um longo período, sendo a incidência desse tipo de injúria variável entre 4% a 30% na população em geral.

A avulsão dentária consiste no deslocamento do dente para fora do seu alvéolo, sendo conduta imperativa, quando bem indicada, o reimplante do dente avulsionado na sua loja óssea.

Veja também: EMERGÊNCIAS médicas em consultório odontológico

Os traumas que envolvem os dentes anteriores influenciam a função e a estética do indivíduo, afetando seu comportamento social.

O trauma dentário é uma ocorrência que necessita da atuação de várias especialidades da Odontologia, entre elas a cirurgia, a dentística, a endodontia, a periodontia, a prótese e a ortodontia.

O objetivo deste trabalho é discutir um caso clínico de trauma dentoalveolar extenso em paciente adolescente, tratado com reimplante dentário imediato aliado à splintagem combinada ao aparato ortodôntico, com posterior tratamento endodôntico dos elementos envolvidos.

LEIA O ARTIGO COMPLETO AQUI


°Fonte : Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial
°Autores : Bruno Luiz Menezes de Souza / Pedro Henrique de Souza Lopes / Emerson Filipe de Carvalho Nogueira / Belmino Carlos Amaral Torres