sábado, noviembre 16, 2019

MEDICINA ORAL: Beijo na boca é bom, mas pode transmitir várias doenças


Especialistas dizem que o beijo na boca é bom, mas pode transmitir várias doenças.

"Quando se dá um prolongado beijo na boca os batimentos cardíacos chegam a 150 por minuto, cerca de 29 músculos são movimentados e, em média, 12 calorias são perdidas em um beijo caprichado", afirma o ortodontista Flavio Gonçalves, membro da Sociedade Brasileira de Ortodontia.

Mas nem só de benefícios para o corpo é feito esse encontro entre os lábios. Nesta data, em que o clima de paquera é mais intenso, Flávio alerta para um problema muito sério gerado pelo mau cuidado e assepsia dos dentes e da boca: "Temos, pelo menos, cinco doenças relevantes que podem ser transmitidas pelo beijo" diz.

Veja também: Entenda a importância do uso do aparelho móvel depois do tratamento ortodôntico

No entanto, de acordo com o especialista, não é o beijo em específico o responsável pela transmissão. "Quando as pessoas se beijam, acontece uma troca de salivas, o que permite o contato com a doença explica.

O vírus ou a bactéria, presentes na saliva e na secreção respiratória da pessoa infectada, entra então em contato com quem está saudável, contaminando seu organismo. A própria tosse com gotículas de saliva do doente também pode contaminar" explica o especialista, que expõe abaixo as cinco doenças que podem ser transmitidas pelo beijo:

Mononucleose - popularmente chamada de a doença do beijo. Ela tem como vírus responsável o Epstein-Barr, da família Herpes viridae. Os sintomas são febre, dor de garganta, gânglios no pescoço e até alterações no fígado e no baço.

Herpes simples - os vírus de tipo 1 (oral) e 2 (genital) provocam lesões bolhosas em pele e mucosas, que podem reativar periodicamente;

Meningites - ocorre quando, por alguma razão em específico, bactérias e vírus vencem as defesas do organismo e atingem as meninges, membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Causa febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço;

Hepatite A - causada pelo vírus VHA, a doença tem como sintomas: febre,dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas, urina escura e vômito. Além da via oral-fecal, pode ser transmitida por meio de alimentos ou água contaminados;

Gripes e resfriados - a gripe ocorre quando organismo é infectado pelo vírus influenza, enquanto o resfriado pode ser causado por vários tipos de vírus, como o rinovírus ou corona vírus. Provocam febre, dores de cabeça e no corpo, tosse, coriza, mal-estar e fraqueza.

Fonte : jb.com.br