jueves, diciembre 12, 2019

O que a saúde bucal do atleta tem a ver com sua corrida?


No geral, as pessoas devem ter um cuidado com a saúde bucal, mas os esportistas precisam prestar ainda mais atenção nisso.

Em 2015, por exemplo, foi criada a especialidade Odontologia do Esporte, pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

A atuação do Cirurgião Dentista possibilita uma melhora de desempenho físico e pode prevenir e tratar mudanças no sistema estomatognático (mastigação, respiração, fonação).

“Isso está intimamente ligado à função de outros sistemas do resto do corpo: como o nervoso, muscular, circulatório, o sistema endócrino, entre outros”, comentam a dentista doutora Jaqueline Ferreira, Coordenadora Técnica de Odontologia da NotreDame Intermédica, e o doutor Alexandre Fonseca Barberini.

Veja vídeo: EROSÃO ÁCIDA - Tipo de desgaste nos dentes

Você pensava que a saúde bucal poderia tanta importância para um corredor? Os especialistas ainda falam sobre a necessidade dos atletas passarem por uma avaliação detalhada da condição bucal.

“É possível detectar, por exemplo: má oclusão, focos de infecção e inflamação. Além disso, problemas nas articulações que podem interferir na mastigação e digestão da comida. Isso impacta na absorção dos nutrientes, também na perda do equilíbrio muscular, dor de cabeça, problemas na postura (gesto esportivo), desconforto e estresse”, comentam.

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


Fonte : webrun.com.br
Autor : Marina Bianchi