miércoles, julio 22, 2020

Bruxismo vai além de ranger dentes e traz consequências graves; conheça os sintomas


O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo apertamento e ranger dos dentes durante a noite.

Com diferentes causas, sendo a mais comum o estresse, a condição tem uma variedade de tratamentos que incluem, por exemplo, botox, fisioterapia e quiropraxia. Todas podem ser combinadas com a tradicional placa dentária.

Esse apertamento involuntário é provocado por uma hiperatividade do sistema nervoso, que leva a uma maior atividade dos músculos da mastigação e resulta no ranger dos dentes durante o sono.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% das pessoas no mundo sofrem com bruxismo. No Brasil, esse número pode chegar a 40%."

Veja vídeo: MEDICINA ORAL: Lesões não cariosas - Diagnóstico

"Em uma pessoa com bruxismo, o travamento dos dentes aumenta 40 vezes porque a tensão é muito forte. O problema é que o diagnóstico geralmente ocorre em fase tardia, quando o dente está desgastado, fraturado ou quando alguém da família chama a atenção”, afirma Artur Cerri, consultor científico da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD)."

Tratamento : Outro motivo para o diagnóstico tardio é o fato de as pessoas buscarem solução apenas para os sintomas. “Elas acabam buscando um neurologista, um otorrino.

LEIA ARTIGO COMPLETO AQUI


° Fonte : gazetadopovo.com.br
° Imagen : Fisioterapia Lanchares